quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Drenagem Linfática X Cirurgias Plásticas

Algumas complicações comuns podem surgir no pós-operatório de cirurgias plásticas, como edema, hematomas, dor, fibrose, cicatrizes hipertróficas e quelóides, o que pode contribuir para resultados cirúrgicos não satisfatórios. Estes eventos podem ser prevenidos e controlados através da drenagem linfática manual, que acelera o processo de recuperação e retorna o paciente mais rapidamente ao exercício das suas atividades de vida diária.
A drenagem linfática manual é uma técnica que tem a finalidade de esvaziar os líquidos excedentes e os resíduos metabólicos por meio de manobras nas vias linfáticas e nos linfonodos. A técnica é indispensável no pós-operatório de cirurgias plásticas e deve ser iniciada o mais precoce possível, de acordo com a tolerância da paciente e a indicação do cirurgião plástico. Quanto mais precocemente iniciada a drenagem linfática, mais rápida a recuperação, pois ela melhora a oxigenação e a nutrição celular, favorece a desintoxicação dos tecidos e atenua a sensação de dor no local drenado, promovendo relaxamento, bem estar e melhora da aparência estética. O início mais tardio pode privar o paciente de obter uma recuperação mais curta, mais saudável e com menos sofrimento, além de muitas vezes comprometer o resultado final da cirurgia.
A drenagem linfática é bastante conhecida pelos cirurgiões plásticos e é apontada como o tratamento mais importante a ser realizado numa reabilitação pós-cirúrgica. Portanto, é uma técnica eficaz, que oferece benefícios tanto estéticos quanto funcionais, através da redução e prevenção de complicações pós-operatórias.

Querendo tirar dúvidas sobre esse assunto, entre em contato pele e-mail posplastic@yahoo.com.br
Bjos

Marielle Ferro

6 comentários:

  1. Oi Marielle,
    Viemos conhecer o seu blog e adorei as informações
    Parabéns
    Bjo
    Vanessa Ventura
    www.divaadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida. Continue seguindo.
    Bjosssssssss
    Marielle Ferro

    ResponderExcluir
  3. Marielle, adoreiiiiiii seu blog!
    Tenho uma dúvida, no caso de colocação de prótese de aumento de mama, a drenagem está indicada também?
    Sucesso, uma vida longa e feliz!

    Maira Casarin.

    ResponderExcluir
  4. Olá Maíra,



    Em quase todo tipo de cirurgia plástica a drenagem linfática é indicada, tanto para diminuir o edema quanto para acelerar e otimizar o processo cicatricial e no caso da prótese de mama tbém é indicado para melhor acomodação e adaptação da prótese. Qualquer dúvida é só falar.



    Bjos



    Marielle Ferro

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari, sds de vc! Adorei o blog, ficou otimo. Espero encontrar vc e a Paula em breve na feira Hair Brasil pra colocarmos o papo em dia. Bjs!!!
    Cris.

    ResponderExcluir
  6. Oi Cris, sds de vc tbém. Que bom que vc gostou do blog. Seja nossa seguidora. Qto a Hair Brasil ainda não sabemos se vamos, qualquer novidade te falo. Bjos

    Marielle

    ResponderExcluir