quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Comer devagar:o segredo de diversos benefícios


As pessoas que comem mais lentamente tendem a comer menos e, consequentemente, a pesar menos.  Vários estudos científicos comprovam tal afirmação, e as pessoas mais magras, normalmente comem de maneira mais lenta.

Isso ocorre porque após a ingestão, o alimento passa pelo estômago e vai para o intestino. No momento em que as necessidades são satisfeitas, o intestino envia ao cérebro uma mensagem indicando que é hora de parar de comer. Então, a sensação de saciedade, assim como todas as outras sensações e sentimentos, é  transmitida ao nosso corpo pelo cérebro. Alguns especialistas alegam que esta mensagem pode demorar até 20 minutos para chegar ao cérebro e, por este motivo, recomendam que uma refeição dure pelo menos 30 minutos. Portanto, quem come muito rápido, pode acabar comendo mais do que o necessário!
A quantidade de alimentos ingeridos deve ser suficiente para não encher totalmente o estômago. Desse modo, há espaço para os alimentos e para o estômago movimentar-se, permitindo a liberação do suco gástrico responsável por parte do processo digestivo.

Quem come muito depressa, praticamente engolindo a comida sem mastigar, só se sente satisfeito quando o estômago está bem cheio, dilatado ou até mesmo dolorido. O resultado é que o estômago recebe pedaços grandes de comida e tem que trabalhar muito mais, causando problemas digestivos.

Outro fato que deve-se levar em consideração é que quanto melhor for a mastigação, menos trabalho o estômago terá, assim a digestão será mais fácil e os riscos de problemas digestivos acabam sendo reduzidos. 

Adorei essa matéria e resolvi compartilhar com vcs.
Bjos
Mari Ferro

Baseado em: Vitao Alimentos

2 comentários:

  1. Oie!!! Então gostou do meu novo plano de fundo? Foi meu irmão que fez, peguei um monte foto de coisas que gosto e ele montou.
    bJUsssssssssssssssss

    ResponderExcluir