quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Alerta sobre creme hidratante para gestantes

As estrias se formam lentamente quando a pele estica de forma muito intensa e as suas estruturas (colágeno e elastina) não suportam a pressão, rompendo-se e dando origem a uma espécie de cicatriz.
Elas afetam 90% das gestantes, mas maior do que o risco de tê-las é o perigo que se esconde em algumas fórmulas de cremes usados para combatê-las. Especialistas alertam que algumas substâncias presentes em inocentes cosméticos, como uréia, ácido retinoico, petrolatos, óleos minerais e formol, não são indicados, porque podem causar sérios riscos ao feto.





Cerca de 90% das mulheres apresentam estrias no primeiro trimestre da gravidez, segundo dados da Sociedade de Dermatologia do Estado do Rio. Mas antes de pegar o primeiro hidratante e lambuzar a pele, é preciso estar atenta à composição do creme.
A fórmula desses cosméticos pode oferecer riscos à saúde do feto. Comum nos hidratantes, a uréia acima dos 3% pode ser absorvida pelo feto. Algumas pesquisas mostram que essa substância causaria danos ao bebê após o nascimento. As mulheres se esquecem que a principal arma contra as estrias é a ingestão de líquido.
Ácido retinoico, formol, petrolatos e óleos minerais também estão na lista de substâncias não indicadas durante a gravidez. É importante ressaltar que não se realizam pesquisas com gestantes. Portanto, o que os estudos afirmam é que não há dados que assegurem a segurança do uso daqueles componentes durante a gestação.
 O ácido retinoico poderia causar má formação do feto. Já o formol em estado líquido, quando aquecido, se transforma num gás altamente tóxico que, segundo estudos já publicados, podem levar a um tipo de leucemia. Portanto, escova progressiva com formol não deve ser usada em caso algum.
Pesquisas na área de toxicologia apontam que cosméticos contendo petrolatos e óleos minerais podem causar reações alérgicas severas. Coordenadora de Cosmiatria da Sociedade de Dermatologia do Rio, Maria Paulina Kede alerta que essas substâncias derivadas do petróleo podem levar à fotosensibilidade e interferir na hidratação normal da pele, deixando-a seca.
Além de usar cremes prescritos por um obstetra ou dermatologista, o mais indicado para prevenir as estrias é beber bastante água e controlar o ganho de peso.

Fica a dica!
Bjos
Mari Ferro

Um comentário: